Pular para o conteúdo principal

Como podemos reciclar e que componentes podemos reciclar

Componentes que podemos reciclar:

https://www.thinglink.com/scene/1537829289859219459

Como podemos reciclar os telemóveis:

- Com o aumento da produção e comercialização dos telemóveis, podemos observar um aumento do desperdício eletrónico e apesar de tal, a divulgação e eficiência da reciclagem é baixa.

- Nos dias de hoje, é raro alguém não usar ou ter um telemóveis, sendo estes dispositivos uma grande parte da nossa vida, é comum ter vários, que acabam por ficar guardados no armário ou até no lixo onde não são reciclados de modo a um grande desperdício de materiais, que eventualmente se tornará na exploração excessiva desses tais materiais. Para evitar esse perda tem que existir uma reutilização dos materiais, mas devido há falta de sensibilização da população, existe uma maioria que não sabe onde ou como o fazer.

 

Reutilização:

Se o telemóvel ainda funcionar não deve ser reciclado de imediato, deve ser reutilizado, mesmo que não esteja associado a uma operadora.

Algumas formas de reutilizar:

1-Sistema de vigilância

Muitos utilizadores já estão a recorrer a velhos dispositivos para criar um sistema de segurança para vigiar as suas casas, um bebé que está a dormir no quarto ao lado, ou um animal de estimação que está sozinho em casa.

O objetivo é ter o velho telemóvel permanentemente ligado à corrente, para que não fique sem bateria, de forma a que possa transmitir imagens do sítio que se quer ter sob vigilância para um dispositivo mais recente.

2- eReader

O telemóvel antigo pode transformar-se numa biblioteca portátil, com livros e documentos digitais, que pode levar no bolso para todo o lado.

 

3-Emergências

Mesmo que o telemóvel não tenha um cartão associado, é possível ligar ao 112 , pois por lei é acessível em qualquer telemóvel que funcione.

 

Reciclagem:

Se o telemóvel não funcionar devido a danos no ecrã, bateria,etc… Deve-se reciclar.

Algumas formas de reciclar:

1-Devolver ao fabricante

Podemos entregar ao fabricante, relembrando a sua responsabilidade de recolher os seus dispositivos e os encaminhar para a reciclagem devida.

2-Deixar o telemóvel num ponto de recolha

Nas zonas comerciais ou na lojas de dispositivos pode ser encontrado pontos de recolha de, não só telemóvel, mas também de eletrodomésticos.

3-Doar a uma boa causa

Entregar o telemóvel a uma organização que recolha dispositivos para vender e reciclar para ganhar dinheiro para uma causa específica.

https://youtu.be/i19FdQwclNU

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Consequências ambientais e escassez dos materiais

 ESCASSEZ DOS ELEMENTOS UTILIZADOS NA COMPOSIÇÃO DOS TELEMOVEIS Nos telemóveis são utilizados elementos químicos que se encontram em risco de escassez nos próximos 100 anos, estes são : ·        Ítrio (Y) ·        Gálio (Ga) ·        Arsénio (As) ·        Prata (Ag) ·        Índio (In) ·        Tântalo (Ta) Nos telemóveis também se dá uso a elementos que apresentam uma disponibilidade limitada, com reservas em risco, e com possibilidade de escassez devido ao uso excessivo dos mesmos. Estes são: ·        Cobalto (Co) ·        Disprósio (Dy) ·        Lítio (Li) ·        Magnésio (Mg) ·        Fósforo (P) ·        Níquel (Ni) ·        Cobre (Cu) ·        Estanho (Sn) ·        Antimónio (Sb) ·        Neodímio (Nd) ·        Tungsténio (W) ·        Ouro (Au) ·        Chumbo (Pb)  Consequências ambientais https://youtu.be/q-jyygVBf7w

Breve apresentação sobre o conteúdo do blog

 Neste blog vamos vos informar como podem reciclar e reutilizar os componentes utilizados no fabrico dos telemóveis. Este projeto está ligado à disciplina de cidadania de 10.ºano Nas próximas postagens vamos falar sobre: - Elementos usados para os telemóveis  - Como podemos reciclar e que componentes podemos reciclar - Consequências ambientais e escassez dos materiais